Matemática nas receitas culinárias

AUTORA
Professora Cristiane Messias, 4º anos A e D

Professora: Cristiane e Sergiane

Os alunos do 4 ano A e D realizaram um Gênero textual trabalhando com Receita

Nas atividades relacionadas à culinária é possível identificar a presença de vários conceitos matemáticos. Podemos destacar, por exemplo, as unidades de medida não padronizadas e padronizadas de massa e de capacidade, relacionadas aos ingredientes; unidades padronizadas de medida de tempo, relacionadas ao tempo de preparo da receita; e unidade de medida de temperatura.

Além disso, podemos fazer referência à estimativa de valores a serem pagos pelos ingredientes e a análise do valor total da receita; a relação de proporcionalidade entre a quantidade de ingredientes e o número de receitas, em casos de ampliação ou redução da receita. Nesse sentido, as propostas de resolução de problemas ganham um contexto fecundo para diferentes explorações. Esta sequência didática explora as ideias matemáticas mencionadas, bem como sinaliza a importância da reflexão sobre uma receita. Por essas razões, esta sequência favorece um trabalho interdisciplinar.

Estimar resultados de medida de massa e capacidade.

• Resolver problemas que envolvem a ideia de proporcionalidade da multiplicação.

• Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida.











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